Forró Floreado

O espetáculo “Forró Floreado”, do Trio Sinhá Flor, tem uma proposta estética bem definida: apresentar ao público o gênero “forró” sob uma perspectiva feminina.

Essa proposta foi construída a partir da constatação de que a história desse gênero sempre foi e ainda é dominada por músicos do sexo masculino, sejam eles compositores ou intérpretes. Devido a esse fato, o forró guarda em si uma linguagem musical bastante masculina, seja na forma com que as músicas são tocadas, seja na temática das canções. Até mesmo a formação tradicional instrumental de um Trio de Forró (sanfona, zabumba e triângulo) exige grande força física do instrumentista e vigor na maneira de cantar.

Em contraposição, o espetáculo “Forró Floreado” propõe arranjos com uma linguagem mais delicada, marcados pelo intenso e estilizado trabalho de abertura de vozes, inspirados em grupos como “Quarteto em Cy” e “The Puppini Sisters”, algo raríssimo nas formações masculinas. O repertório também é formado somente por composições de autoras mulheres, incluindo as compositoras do Trio. Assim, releituras de Chiquinha Gonzaga, Dolores Duran, Joyce, Rita Lee, Tânia Maria, Ceumar, entre outras, serão apresentadas ao público, em arranjos para a formação tradicional de forró (sanfona, zabumba e triângulo) e também para outros instrumentos, como flauta, percussão e violão. Textos e histórias de Clarice Lispector, Cecília Meireles, Adélia Prado e outras escritoras brasileiras tornarão nossa homenagem musical ainda mais poética.

Download do material completo